Faça uma horta de legumes e ervas aromáticas usando 1 m²




Como fazer

Perfeita para pequenos espaços do seu quintal, (pátios, terraços ou varandas) esta horta é suficiente para produzir a quantidade de legumes ingerida diariamente por uma pessoa durante um mês.
Para fazê-la, basta dividir um metro quadrado de terra em 16 quadrados de mesmo tamanho (25 centímetros quadrados). Então é só plantar, em cada quadradinho, uma variedade diferente de ervas ou legumes.
Também pode utilizar uma caixa em madeira ou outro material estanque, que possa ser instalada em pátios, terraços ou varandas.
Contudo, são necessários alguns cuidados.
As plantas maiores devem ficar nas fileiras de trás e as menores, nas fileiras da frente, permitindo que a luz solar chegue a todas. As plantas verticais, como os tomates, devem ser penduradas numa estrutura de suporte - que deve ser instalada numa das "linhas" da horta (tubos de ferro, de PVC ou outros itens reutilizados podem compor a estrutura), amarrando-as para que suportem o peso.
A manutenção é tranquila, pois qualquer pessoa consegue alcançar facilmente todo o espaço da plantação sem que as tarefas de plantar, regar e colher se tornem difíceis.
A altura da horta chega, no máximo, à cintura de uma pessoa, o que facilita a vida de todos, inclusive de deficientes físicos.
A rotação de cultivos é automática. Por exemplo: um cultivo que leva mais tempo, como o do tomate, pode ser plantado entre outros cultivos de colheita rápida e que serão colhidos antes que a planta precise de mais espaço.

Plantas pequenas:

·       Rabanete;
·       Cenoura
·       Cebola;
·       Espinafre;
·       Beterraba;
·       Alface;
·       Salsa.

Plantas grandes:

·       Repolho;
·       Brócolis;
·       Couve-flor;
·       Berinjela;
·       Pimentas.

Plantas verticais:

·       Tomate;
·       Pepino;
·       Vagem;
·       Ervilha;
·       Feijão.

Comentários