Seguro de crédito a Clientes [para empresas vendedoras]


O seguro de crédito é um ótimo instrumento para que as empresas possam cobrir o risco de não pagamento dos seus clientes.

Em períodos de crise económica e financeira, onde se verifica uma crescente oscilação de mercado, a insolvência de parceiros económicos é sempre um risco.

Com o seguro de crédito a empresa está a garantir um dos ativos mais importantes: os seus clientes.
Sem clientes a quem vender os seus produtos ou prestar os seus serviços, a empresa não terá a liquidez suficiente para se manter a operar na sua atividade.

Os seguros de crédito têm três principais características: a prevenção de risco, a recuperação de quantias não pagas, e a indemnização.

Na componente prevenção do risco, a seguradora de crédito analisa a sua carteira de clientes, e mantém ao longo do contrato que com ela celebra, uma vigilância permanente da saúde financeira e solvência desses clientes.

Na componente recuperação de quantias não pagas, a seguradora de crédito lida com os eventuais incumprimentos nos pagamentos que ainda assim podem sempre acontecer.
A companhia de seguros de crédito ativa vários mecanismos de cobrança, e coloca em campo os seus profissionais, bem dispersos geograficamente para que a proximidade na cobrança possa aumentar a probabilidade da mesma se realizar com sucesso.
Finalmente, se o pagamento não for conseguido, na componente Indemnização, a seguradora de crédito assume o não pagamento na percentagem contratada.
No mercado externo, as seguradoras podem praticar valores que poderão chegar aos 90 por cento do montante faturado e não pago.

Cada empresa é um caso.
Saiba quanto lhe custa esta proteção, sem qualquer compromisso.

Consultor: José Maria Ferreira - geral@sugestoesequilibradas.com